Trade Marketing e Sua Importância Para o Mercado

O Trade Marketing tem grande importância nas estratégias comerciais, e visa, sobretudo, maximizar as vendas e ampliar os resultados através de produtos e serviços diferenciados, alem de melhorar o relacionamento entre fornecedores, fabricantes e prestadores de serviço, e facilita o entendimento das necessidades dos clientes. 

Mas o que é e como funciona o Trade Marketing

Muito tenho escutado falar ultimamente a respeito do trade marketing e da sua eficiência para as empresas que procuram valorizar e aumentar as vendas de seus produtos, e realmente não tenho dúvidas de que as empresas têm muito a ganhar com ele.

Veja Também: Hinode Perfumaria: Perfumes Importados e Cosméticos Direto da Fábrica




 

Mas hoje não gostaria de me ater à relação produto x cliente, quero sim me dedicar a falar sobre o envolvimento produto x vendedor e qual a eficiência do trade marketing nesse aspecto.

Mas final de contas, há reais possibilidades de ganhos para o vendedor quando a empresa atua com o trade marketing sobre os seus produtos colocados à venda?

É para responder a essas e outras perguntas que hoje estou criando esse artigo. Acompanhe, conheça mais sobre o assunto e descubra o que tenho a lhe dizer.

1 – Sobre o trade marketing

O trade marketing é uma estrutura de marketing que se fundamenta na valorização do produto colocado à disposição do cliente por meio da parceria de trabalho com o comércio que vende o produto ao consumidor.

Leia também: Marketing viral | Como funciona o marketing viral?

O ideal desse tipo de estratégia é fazer crescer o produto e proporcionar o aumento das vendas e, consequentemente, dos lucros.

Resumidamente, o trade marketing é uma estratégia de marketing que visa a valorização do produto. Sendo trabalhado de maneira correta, com toda a certeza ele proporciona grande resultado para o distribuidor.

2 – O que o mercado de venda ganha com o trade marketing?

Muitos comerciantes quando são abordados pelos distribuidores ou seus representantes para aderirem às estratégias de trade marketing em seus estabelecimentos comerciais, oferecem resistência e afirmam que não veem possibilidades de lucro com a iniciativa. E esse é um problema para o distribuidor. A partir de então o desafio é mostrar para o comerciante que ele tem possibilidade de lucro aderindo ao projeto.

Quais são essas possibilidades e como torna-las reais no comércio? Confira!

– Aumento nas vendas

Quando se faz um projeto de trade marketing, o que se espera é que o produto tenha um significativo aumento nas vendas. Se isso não acontecer, o projeto terá sido um fracasso.

Portanto, o que o comerciante precisa saber é que o lucro certamente vai aumentar quando o produto estourar em vendas. E quanto mais o estabelecimento unir forças ao distribuidor, mais ambos terão a ganhar.

– Comissão maior

É possível pleitear também uma comissão maior pela venda e exposição em destaque do produto. É questão de negociação. Ambos podem ganhar enquanto o consumidor se satisfaz com um produto líder de mercado.

Nesse sentido, tanto um lado quanto o outro deve estar disposto a ceder de alguma maneira a fim de alcançar um objetivo comum que, como dissemos, é o lucro para ambas as partes.

Vale a pena investir nisso porque quando o distribuidor agrega valor ao produto, naturalmente ele será revendido a preços mais elevados para o comerciante.

– Aluguel de espaço para exposição dos produtos

01 - trade marketing1

Você talvez nunca tenha pensado nisso, mas as prateleiras do seu comércio podem ser utilizadas para locação de espaços.

Claro que para isso vai ser necessário escolher os lugares mais estratégicos e deixá-los sempre bem organizados para que os distribuidores percebam o quanto pode ser interessante utilizá-los.

Pense bem nessa opção porque pode ser um incremento a mais no lucro que você tem sobre a venda do produto. E o distribuidor, quando planeja a estratégia de trade marketing, já prevê em seu orçamento as despesas com esse tipo de investimento. Faça a experiência!

– Aumento dos preços ao consumidor

Talvez essa não seja a melhor opção, já que o consumidor pode se irritar com o aumento dos preços e terminar não comprando o produto. Mas se a estratégia de trade marketing realmente for boa, pode ser que um leve aumento de preço seja bem aceito pelos consumidores.

A tentativa é válida, mas existem riscos quanto à iniciativa. Se tiver disposição para tal, vale a pena tentar.

Leia também: O Marketing viral é eficiente? Descubra agora!

3 – Os consumidores são beneficiados?

Não é possível desenvolver um bom projeto de trade marketing sem pensar no consumidor. Afinal, nada faz sentido se ele não for atraído para a compra. Mas também é verdade que grande parte desse projeto tem efeito mais emocional que prático.

Quando você mexe com um rótulo ou muda o visual do produto, por exemplo, isso em nada faz diferença para o consumidor, a não ser que esse esteja se importando com a beleza e a estética do produto, o que na maioria das vezes não é o caso.

02 - Trade Marketing2

Mas o consumidor pode e deve ser beneficiado com as estratégias de trade marketing, mesmo porque ele não pode se sentir lesado. E é isso o que inevitavelmente vai acontecer quando ele perceber que o distribuidor e o comércio estão buscando lucro sem pensar no bem estar dele.

A eficiência do trade marketing para o mercado está condicionada à adoção de medidas que privilegiem todas as partes envolvidas no processo. E o sucesso depende da disposição entre distribuidores e comerciantes em fazer o negócio acontecer da melhor maneira possível.



Um comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

como-ser-diamante-na-hinode