Marketing Viral | Saiba o Que é e Como Funciona

O Marketing Viral é uma forma de publicidade em massa que se propaga rapidamente pela internet, principalmente nas redes sociais.

Ultimamente muito se tem falado sobre a estratégia do marketing viral, uma iniciativa adotada para causar mais notoriedade aos negócios e assim expandir os horizontes e proporcionar mais segurança às empresas e pessoas que utilizam os meios digitais para alcançarem os seus objetivos de empreendedoras.

Veja Também: Hinode Perfumaria: Perfumes Importados e Cosméticos Direto da Fábrica




 

Mas mesmo com tantas pessoas falando a respeito dessa modalidade de propaganda, ainda tem muita gente que não sabe ao certo o que é e nem conhece a fundo como ele funciona. Por isso a decisão por escrever esse artigo.

Conheça aqui o que você precisa saber sobre o marketing viral.

1 – O que é o marketing viral

marketing-viral-1

Quando você ouve falar sobre vírus e epidemia viral, o que primeiramente lhe vêm à cabeça? Uma doença avassaladora que se alastra por todos os cantos e atinge um sem fim de pessoas não é mesmo? Esse é o sentido de se utilizar o termo “viral” para definir esse tipo de marketing.

Sua principal característica é “invadir” a internet com todos os meios de propaganda e publicidade possíveis, de forma que alcance todas as pessoas e todos os públicos que se possa imaginar.

2 – O alcance do público

Existem pessoas acessando a internet todos os dias para utilizar as redes sociais? O marketing viral é utilizado para atingir essas pessoas. Existem pessoas que quotidianamente utilizam a internet para ler seus e-mails?

O marketing viral também possui recursos para elas. A ideia é exatamente essa. Quem acessa a internet para qualquer finalidade que seja deve ser alcançada pelo marketing viral. Essa é a proposta e deve ser o maior diferencial dele.

3 – Formas de ação

Mas como é o modo de ação do marketing viral e como ele contribui efetivamente para a divulgação e promoção dos seus produtos/ serviços? É tudo muito simples! Você cria uma forma de publicidade e define em quais meios gostaria de divulga-los.

Nesse passo é importante que você esteja consciente de que pode dar preferência aos locais onde possa encontrar o seu público, mas isso não lhe impede de procurar atingir outros públicos. Na verdade, é muito bom fazê-lo porque isso aumenta o potencial de bons negócios.

É assim que age o marketing viral. Ele faz uma invasão em todos os meios possíveis e proporciona a ampliação do negócio com eficiência.

4 – Perigos da utilização

Muitas pessoas, devido ao nome que essa estratégia de marketing possui (viral), têm certo receio e não gostam de ouvir falar sobre ele. O temor é que existam riscos de vírus e que a máquina seja infectada quando atingida por algo assim. Mas não é isso o que acontece. Na verdade, a realidade é outra.

O ideal do marketing viral não é instalar programas, softwares, extensões ou qualquer outra coisa que seja na sua máquina.

O que se pretende com ele é fazer uma revolução na internet e nada mais além disso. Portanto, não procure “criminalizar” as pessoas que praticam o marketing viral porque essas pessoas normalmente não estão querendo causar mal a você. Querem unicamente divulgar sua marca.

5 – Cuidados a serem tomados

marketing-viral-2

Mas como em todos os meios existem pessoas mal intencionadas e dispostas a prejudicar os outros, você pode tomar alguns cuidados básicos para não se tornar vítima de golpes. Veja alguns deles:

– Quando receber e-mails de remetentes desconhecidos, não abra arquivos em anexo, não clique em links ou em qualquer coisa que possa, de alguma maneira, lhe direcionar para outra página ou iniciar algum download na sua máquina. É assim que os vírus se instalam na sua máquina.

– Se você receber ofertas de produtos e serviços e se sentir tentado a efetuar a compra ou contratação dos serviços, tome todas as medidas de segurança possíveis para não acontecer de pagar e não receber.

Se for possível, procure negociar pessoalmente e só efetue o pagamento depois que o serviço estiver concluído. Se lhe parecer conveniente, combine 50% de adiantamento e 50% depois que o serviço estiver concluído.

Se for compra de produto, só efetue o pagamento mediante a entrega do produto ou utilize as plataformas de gerenciamento confiáveis, tais como: Pague seguro, Pay pal, Mercado pago, e outras que existem.

– Esteja atento quanto às propostas que chegam até você e não se iluda com muitas facilidades. Se não tiver esse cuidado, pode ser que você adquira um produto roubado (ou furtado) ou contratar os serviços de alguém não confiável, com quem será um perigo manter contato.

– Sempre dê preferência às lojas físicas, estabelecimentos comerciais regularizados que se submetem ao rigor da lei para oferecer produtos e serviços.

Há diversas empresas que fazem o marketing viral a fim de alcançar mais visitas aos seus estabelecimentos. E isso é excelente porque você pode conhecer as melhores ofertas na internet e se dirigir ao local para fazer a negociação. Tudo muito simples, prático e, claro: seguro.

O marketing viral traz excelentes oportunidades de negócios para você e para qualquer pessoa que esteja disposta a fazê-lo. Vale a pena testar!



Um comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

como-ser-diamante-na-hinode