Marketing Pessoal | O Maior Segredo Do Seu Sucesso!

Marketing pessoal – Você já ouviu falar sobre ele, mas você sabe exatamente o que significa isso? Se não, creio que será interessante fazer a leitura desse artigo, que pode ser bastante esclarecedor e desafiador.

Para começar, imagine que uma pessoa esteja querendo atingir o auge de sua popularidade e não saiba como fazê-lo.

Veja Também: Hinode Perfumaria: Perfumes Importados e Cosméticos Direto da Fábrica




 

Ela então busca auxílio de um profissional e esse lhe ensina algumas técnicas de como se tornar mais popular e aumentar sua visibilidade em meio às pessoas.

Esse profissional normalmente é um consultor em marketing e ele está direcionando essa pessoa para o exercício do marketing pessoal. Compreenda quais são os fundamentos dele e como ele acontece no dia a dia.

1 – O produto é você

O marketing normalmente acontece através da promoção de um produto. No marketing pessoal não é diferente. Só que nesse caso o produto é você! Na visão de negócio, é assim que as coisas funcionam.

A partir do momento em que você tiver a capacidade de se olhar como um produto e não necessariamente como um ser humano, começará a ter sucesso no marketing pessoal.

2 – Qualidades, habilidades e competências

No marketing pessoal o que você precisa necessariamente é aprender a mostrar as suas qualidades, habilidades e competências. Essas devem ter sido desenvolvidas ao longo da vida e serem mostradas, sofrerem uma epifania (manifestação). Tenha certeza de que o grande diferencial para o seu projeto será sempre esse.

3 – A popularidade

Conforme disse, o ideal do marketing pessoal é aumentar a popularidade de quem o pratica. Não se trata de vender uma imagem falsa, e sim de dar destaque às qualidades que a pessoa tem, mas que de alguma maneira está escondida, sufocada por detrás de sua falta de brilho. 

Em uma versão mais poética, o que se espera com o marketing pessoal é que a pessoa consiga “fazer brilhar a sua estrela”. E é assim que se torna possível atingir as pessoas em larga escala.

4 – Necessidade do marketing pessoal

Isso pode ser necessário para diversas situações da vida. Um candidato a uma vaga de emprego que precisa se destacar entre os demais concorrentes; um político que vai concorrer nas eleições; um empresário que precisa se aproximar mais de sua clientela; um funcionário que almeja uma promoção, etc.

Independente de qualquer coisa, o marketing pessoal é necessário para quem, de alguma maneira, precisa criar em torno de si uma atmosfera favorável à realização dos seus anseios.

5 – Como medir a eficácia do marketing pessoal?

Se você quiser medir o quanto o marketing pessoal está sendo eficiente para você, meça sua popularidade.

Se ele estiver funcionando, as pessoas com certeza vão estar mais propensas a lhe procurar. Seu telefone vai tocar mais vezes, os convites de amizade vão aumentar nas suas redes sociais, o seu nome vai ficar mais comentado nos meios sociais que costuma frequentar, os convites para comparecer a eventos serão cada vez mais constantes, etc.

Em suma, você descobre que está agregando ao seu lado diversos admiradores. Provavelmente não são seus amigos e nem nunca serão. Mas para o marketing pessoal, o que realmente importa é que as pessoas o admirem e tenham o desejo de serem iguais a você.

=>Leia também: Mobile Marketing | O Que é Como Funciona?

01 - Marketing Pessoal1

6 – Imagem positiva

Tenha muito cuidado, entretanto, com o tipo de imagem que vai passar para as pessoas. Muita gente pensa que no marketing pessoal o que vale é o “falem mal, mas falem de mim”, mas a coisa não é exatamente assim.

O que vale é que as pessoas tenham uma imagem positiva de você, uma imagem de alguém sério, competente, humano, companheiro… Não imagine que exista algo de positivo em ser mal falado pelas pessoas, mesmo porque as más impressões normalmente ficam impregnadas na pessoa. Portanto, é necessário ter a consciência de que o marketing pessoal é feito de atitudes positivas que geram impressões positivas.

7 – A vida é uma escola

O seu dia a dia é a melhor possibilidade de fazer o marketing pessoal acontecer. Saiba que ele faz parte do seu quotidiano e ocorre a todo instante, sempre que você procura uma maneira de se promover ou de enaltecer suas qualidades.

Até mesmo numa conversa informal, em que você fala sobre suas habilidades, o marketing pessoal está acontecendo naturalmente. 

Assim como quando você procura construir algo positivo à sua volta e isso tem como objetivo lhe dar mais notoriedade e agregar valor à sua personalidade pública, tendo como resultado a transformação (ou estabelecimento) da sua reputação diante das pessoas. Eis mais uma situação em que o marketing pessoal acontece no seu dia a dia.

Seja nas relações de família, de trabalho, de amizade e quaisquer outras que sejam, a verdade é que o marketing pessoal sempre está presente na vida das pessoas. E não há outra maneira de ser.

As pessoas gostam de ser bem vistas e isso só acontece através de um sério e eficiente trabalho de marketing pessoal.

=> Leia também: Importância Do Marketing de Relacionamento

Marketing-Pessoal-1

Dicas para Fazer o seu Marketing Pessoal

Se você tem vontade de fazer acontecer o marketing pessoal na sua vida, mas não sabe como fazer ou mesmo por onde começar, eu tenho possibilidades de lhe esclarecer bastante coisas a respeito do assunto.

Não se trata de algo muito difícil, mas certamente exige de você disciplina e muita força de vontade, qualidades que somente as pessoas que estão decididas a alguma coisa podem efetivamente demonstrar e exercer.

Para isso, gostaria unicamente de esclarecer uma coisa antes de apresentar as dicas que tenho a lhe dar: o marketing pessoal não é algo que vem de fora para dentro, e sim, nasce dentro e transborda para fora. Portanto, para ter sucesso nessa busca, antes de tudo você precisa estar com essa convicção no seu interior, dentro do seu coração!

1 – Enalteça suas qualidades

Não tenha vergonha de falar sobre as suas qualidades. Isso não é errado. Pelo contrário: é algo salutar quando o que está em jogo é a visão pessoal que os outros têm de você.

Basta ter o cuidado de não exagerar, para não passar a sensação de que se sente maior ou melhor que as outras pessoas.

2 – Seja sempre cortês com as pessoas

Trate a todos com muito carinho, de forma que todas as pessoas que se aproximarem de você se sintam bem acolhidas e respeitadas.

Muito cuidado com as atitudes bruscas e ignorantes, que podem passar a impressão de uma pessoa bruta e mal educada.

Utilize de cortesia com as pessoas e elas certamente irão se sentir sempre a vontade perto de você.

marketing-pessoal-450

3 – Mostre ter personalidade forte e bem decidida

Ninguém costuma gostar de pessoas que são influenciáveis e nem de quem demonstra inconstância e indecisão em todas as situações de vida.

Para deixar boas impressões e sentir a eficiência do marketing pessoal em sua vida, mostre que você é uma pessoa de personalidade e que tem opinião, que tem decisão.

Essa história de dizer uma coisa hoje e outra amanhã normalmente não traz bons resultados e só gera desconfiança e mal estar.

4 – Frequente as redes sociais e exponha suas ideias mais “brilhantes”

Para quem ainda não se deu conta dessa realidade, é bom começar a considerar que as redes sociais são excelentes lugares para se fazer o marketing pessoal acontecer.

Você pode fazer grandes “elogios” a si mesmo, enaltecer sua personalidade, fazer postagens onde mostra-se alguém solidário, bondoso de coração, sempre disposto a dar o melhor de si em favor de uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.

5 – Participe de ONG’s e serviços voluntários

O mundo hoje vê com bons olhos as pessoas que se dispõem a participar de serviços voluntários e que doam parte do seu tempo para trabalhar em prol das causas sociais que as ONG’s normalmente representam. Isso confere visibilidade e status ao ser humano. E, sendo assim, claro que tem um impacto extremamente positivo na visão pública da pessoa.

6 – Vista-se bem

Mesmo com todos os discursos idealistas de que “o que vale é o que temos por dentro”, a verdade é que uma roupa bem alinhada faz uma diferença enorme para qualquer pessoa.

Se você não tiver muito cuidado na hora de se vestir, provavelmente vai ter sérios problemas de aceitação nos mais diversos meios sociais onde precisar transitar.

Isso porque até mesmo as pessoas mais simples gostam de se relacionar com gente que demonstra boa situação de vida. Você vai ver como as pessoas vão gostar de estar perto de você e de compartilhar a sua companhia.

7 – Seja dono de um bom gosto inigualável

O bom gosto é algo que cabe em qualquer lugar. Jamais se esqueça disso porque se você não for dono de um bom gosto indiscutível, provavelmente nunca vai atingir os objetivos que anseia e deseja.

Quando as pessoas olharem para você, elas vão notar seu bom gosto no vestir, no comportamento, na forma de falar, na maneira como se relaciona com os outros.

Acredite: há uma possibilidade muito grande de você ter êxito na construção do marketing pessoal.

8 – Esbanje etiqueta

Já percebeu como as pessoas que sabem se portar e conseguem mostrar bons costumes e etiqueta são bem vindas em todos os lugares e, ainda mais, são objeto de inveja por parte de quem as observa com cuidado?

Isso demonstra que muita gente quer saber como funcionam as regras de etiqueta e gostaria de saber fazer a mesma coisa que o outro faz. Ou seja, admira quem o faz.

E é isso o que se mostra como a maior regra do marketing pessoal: as pessoas devem lhe admirar devido às qualidades e habilidades que você tem.

Assim, quando elas ficam impressionadas com sua etiqueta, cada dia são levadas a admirá-lo ainda mais.

Acredite em você e na sua capacidade de se destacar em meio às pessoas. Tenho certeza de que você não vai investir seu tempo sem obter retorno!

Sucesso!

Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo, a sua opinião é muito importante para o nosso blog!



18 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

como-ser-diamante-na-hinode