Marketing De Serviços | Entenda o Que é e Como Funciona

Marketing de serviços está basicamente ligado a diversas atividades que tem como objetivo analisar, planejar e implementar programas que viabilizem demanda por produtos e serviços, atendendo, de forma adequada, as necessidades e os desejos dos consumidores, promovendo a prestação de serviços com qualidade e gerando lucro.

Acredito que você não tenha tanta dificuldade para compreender o que é o marketing de serviços. Afinal, o próprio nome já diz muito sobre ele.

Veja Também: Hinode Perfumaria: Perfumes Importados e Cosméticos Direto da Fábrica




 

Mas, para enfatizar melhor, trata-se de um modelo de gestão que está voltado para a excelência dos serviços prestados.

Isso quer dizer que no marketing de serviços a ideia a ser vendida é a de que não há no mundo um serviço melhor ou mais eficiente que aquele que é oferecido por você, naquele momento.

Pode ser que o seu marketing se desenhe sobre uma roupa, um escritório, um supermercado ou uma padaria.

Um outro exemplo é o tabloide que os supermercados preparam com as principais promoções da semana (ou do dia) e distribuem para a sociedade.

A ideia é dizer para você: “compre aqui porque temos os melhores preços”. Ou, ainda, “não vá para a concorrência porque você vai perder dinheiro”. Ele quer dizer, em última análise, que o sérvio que ele oferece é o melhor para você.

Para lhe dar ainda mais possibilidades de conhecer sobre a estrutura desse modelo de gestão e o que ele pode trazer de contribuição para o seu negócio, trago ao seu conhecimento esse artigo. Leia com atenção e descubra a funcionalidade desse tipo de marketing!

Leia também: 

=>Marketing Pessoal | Melhores Dicas Grátis!

=> Marketing Viral | Como Funciona o Marketing Viral?

1 – A transformação do negócio

Quando você decide por utilizar o marketing de serviços na sua empresa está fazendo um grande investimento na transformação que ela necessita para ser ainda mais eficiente diante das necessidades de seus clientes, pois é através disso que eles se manterão fieis ao seu projeto e que irão fazer propaganda para as pessoas daquilo que de melhor você tem a oferecer.

Utilize o marketing de serviços, transforme o seu negócio e garanta sua sobrevivência no mercado!

2 – Os serviços na visão do marketing

Para o marketing, os serviços prestados por você e por seus colaboradores não é mais que um produto. Mas não se desespere: para o marketing, o produto é algo muito importante porque traz para você aquilo que não pode jamais faltar: o seu cliente.

Essa “nomenclatura” é uma forma de nominar de uma única forma tudo o que de alguma maneira se oferece ao cliente. Portanto, lembre-se sempre que, ao falar sobre marketing de serviços, o que se quer promover é o produto que você tem em mãos.

3 – Qual o melhor meio de se fazer o marketing de serviços?

Marketing-de-Serviços-1

O meio a ser utilizado depende de cada pessoa e do que ela pode ter efetivamente em mãos. Se for possível utilizar diversos tipos de mídia, é salutar usufrui-las até se esgotarem todas as suas possibilidades de geração de lucro.

Faça o que for melhor, desenvolva suas habilidades, encontre as melhores saídas. Só não se dê ao trabalho de ficar insistindo em algo que visivelmente não vai dar certo.

As alternativas que se mostrarem ineficazes devem ser descartadas, de forma que fique somente aquilo que será lucrativo. Portanto, você pode utilizar todos os meios, mas precisa discernir quais serão os melhores, para utilizar somente o que vai lhe dar retorno garantido.

4 – O material humano

Para obter o maior rendimento na área do marketing de serviços é muito importante que você tenha a participação de pessoas competentes para elaborá-lo e para fazer com que ele se torne real em todos os meios onde possa ter alcance.

O material humano é a fonte de todo o sucesso nesse tipo de marketing porque é através dele que somos capazes de dar e receber o feedback de todo o trabalho e, especialmente, porque é assim que uma marca se torna consagrada.

Se não fosse o trabalho de algumas pessoas e a adesão de outras, nada disso seria possível (e nem mesmo necessário). Investir numa boa equipe de trabalho é essencial para ter sucesso com esse marketing. Não se esqueça ok?

5 – O marketing e a estrutura de negócio

Os serviços prestados pela sua empresa são o carro chefe de todo o negócio que você desenvolve em sua empresa.

Esteja atento para essa realidade e permita que o marketing de serviços seja um fator de real mudança em toda a estrutura do seu negócio e faça com que a sua marca, modelo, serviço seja de fato algo que encontre a verdadeira vontade que as pessoas expressam quando desejam algo do comércio.

Essa é uma realidade que não pode ser mudada. O marketing de serviços existe pelo negócio e para o negócio.

Sempre que você pensar sobre ele, tenha sempre isso claro em mente porque é isso o que de fato torna a sua empresa algo diferenciado no mercado.

Trabalhe pela divulgação do seu trabalho e o mais certamente virá como resultado de tudo isso!

O seu trabalho pode ser o mais competente possível. Basta unicamente se esforçar e desenvolvê-lo com bastante dedicação e boa vontade. Você vai construir o sucesso do seu negócio com o marketing de serviços.

Marketing-de-Serviços-1

Como o marketing de serviços auxilia a sua empresa

Ao ouvir falar sobre o marketing de serviços, pode ser que você tenha sérias dúvidas quanto ao modo como ele acontece e a forma como proporciona ganhos em todos os sentidos para a sua empresa.

Isso é natural porque na verdade o sentido do marketing é exatamente esse, qual seja, o de alavancar os negócios e trazer sucesso para o trabalho desenvolvido.

Uma excelente maneira de você definir qual seja a melhor forma de utilizar o marketing de serviços para garantir mais sucesso à sua empresa e a toda a sua equipe é se perguntar qual o “algo mais” que cada um pode fazer em prol do trabalho desenvolvido.

Na verdade, esse é um dos conceitos fundamentais de toda a estrutura do marketing, e não somente do marketing de serviços. Nesse caso específico, o que precisamos aprender é que a ideia é unir forças para tornar o serviço atraente e, por isso mesmo, lucrativo.

Veja abaixo algumas dicas de como o marketing de serviços pode operar para melhorar o desempenho da sua empresa junto aos seus cientes.

Marketing-de-Serviços-2

1 – Bons serviços

Para poder fazer uma boa propaganda e não “cair” na descrença das pessoas, você precisa realmente ter um produto de altíssima qualidade para apresentar.

Caso contrário, certamente as coisas não darão certo. Por exemplo: se você é um ferreiro e promete vender ótimas churrasqueiras a preços baixos e, quando o cliente adquire uma, logo percebe que ela não é de boa qualidade, certamente ele vai se irritar e criticar bastante o seu serviço. E os comentários ruins, simplesmente, se proliferam. 

Portanto, para que o marketing de serviços seja eficiente para sua empresa, procure antes de tudo oferecer um serviço de qualidade aos consumidores.

2 – Qualidade na gestão

A gestão da sua empresa é também um fator muito importante para que o marketing de serviços possa acontecer de maneira estruturada e plena na sua empresa.

Se você for o único gestor, deve implementá-lo para vê-la acontecer. Se for uma empresa grande, onde a gestão seja compartilhada por várias pessoas, a indicação é que todos trabalhem de forma que ele seja uma alavanca que eleva a qualidade dos serviços prestados/comercializados.

Esse passo deve ser dado em primeiro momento pelos gestores porque esses são os responsáveis por nortear os trabalhos e por definir quais rumos serão tomados a fim de atingir os objetivos propostos. Dê o exemplo para que sua equipe faça o mesmo!

3 – A motivação da equipe

Quando o marketing de serviços ocorre de maneira correta e acertada a motivação da equipe é um resultado certo. Pode ser que demore um pouco, mas ele vem e faz uma diferença enorme.

A partir do momento que os serviços oferecidos pela empresa se posicionam como os melhores (ou se encontram entre os melhores) do mercado, é inevitável que sua equipe se sinta privilegiada por representar tal produto e que tenha orgulho de ostentar a marca. Nessa hora a equipe está pronta para “vestir a camisa” e dar vida ao seu projeto.

4 – O valor agregado ao produto

Quando você vê um tênis Nike sendo comercializado por uma fortuna e vê outro tênis, exatamente igual, de uma marca menos conhecida, sendo comercializado por um valor bem abaixo, o que costuma se interrogar? Algo do tipo “por que esses tênis são iguais e os valores são tão diferentes”?

E a resposta está justamente naquilo que o marketing de serviço conseguiu fazer em prol da primeira empresa: a consolidação da marca Nike como uma das gigantes do mercado.

Assim, quando você compra um tênis Nike está pagando pelo tênis e também pela marca dele.

Se o marketing de serviços for bem empregado em sua empresa, garanto que vai conseguir agregar valor ao seu produto e à sua empresa, sem perder de vista a necessidade de dar-lhe cada dia mais visibilidade e notoriedade.

5 – Conhecimento das tendências de mercado

Você e sua equipe podem aproveitar para ter bastante conhecimento sobre as tendências de mercado que envolvem o modelo de negócio que sua empresa representa.

Isso é possível e plausível porque para desenvolver o marketing de serviços você precisa conhecer bastante sobre o seu produto, especialmente colocando-o em comparação com outros do mesmo seguimento.

6 – Aumento de vendas e negócios

Claro que essa é também uma das mais importantes funcionalidades do marketing de serviços Através dele você precisa ver suas vendas/negócios aumentarem consideravelmente e desenvolverem nos clientes um sentimento de dependência, algo que possa de alguma maneira deixar-lhe a sensação de que é importante (e interessante) possuir aquilo que você tem para oferecer.

Leia também: 

=> O Que é Marketing Digital?

=>Como o Marketing Digital Aumenta Sua Notoriedade

Potencialize seus negócios através do marketing de serviços e desenvolva o seu trabalho com dedicação para ver os seus lucros aumentarem significativamente.

Faça o teste e tire suas conclusões!



Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

como-ser-diamante-na-hinode